quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Intervenção do GAM na AML

Na passada 2ª feira, dia 12 de Janeiro, realizou-se mais uma sessão da Assembleia Distrital da AML no Fórum Lisboa.
O Gabinete das Mulheres da Secção D apresentou uma intervenção com a intenção de dar a conhecer os propósitos deste projecto, salientando o nosso descontentamento relativamente ao sistema de representação exigido pela Lei da Paridade.

Defendemos a igualdade dos géneros com base no valor e no mérito e não em quotas e dessa forma procuramos interagir pessoalmente com as nossas militantes para que dêem o seu contributo de modo a não permitir que uma condição imposta possa afectar a qualidade da sua participação.

Não referimos na nossa intervenção os resultados das eleições que ocorreram na Secção D no dia 9 de Janeiro.
Depois da recomendação que fizemos no dia 2 de Dezembro de 2008 sobre a qual demos conhecimento aqui no blog, consideramos que a decisão da elaboração das listas apresentadas pelas candidaturas aos Núcleos e à CPS foram da estrita competência e consciência dos intervenientes que lideraram esses processos.

O nosso objectivo passa por sensibilizar e apoiar todas as militantes que manifestem interesse em participar no exercício político e não angariar mulheres para integrarem listas de acordo com o acto eleitoral que estiver a decorrer num dado momento.

Apesar de algumas candidaturas aos núcleos não apresentarem mulheres, o GAM não tem como função fazer qualquer tipo de exigência nesse sentido. A avaliação que fazemos deste resultado não deixará contudo de ser apresentado em sede própria, durante a próxima reunião plenária da Secção D.

Foi essa a postura que transmitimos na Assembleia Distrital, não deixando de agradecer os incentivos que nos têm sido dados quer por parte de muitos militantes da nossa Secção quer por outros que não pertencendo à nossa estrutura, não deixam de congratular o GAM pela sua posição.

Continuaremos a intervir de acordo com os princípios que legitimizaram o nosso gabinete dentro da Secção D, contando com a colaboração de todos os que quiserem, connosco, contribuir para a construção de um novo caminho.